segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Defesa Civil do PR define plano de trabalho médico em Santa Catarina

Integrantes da Defesa Civil do Paraná se reuniram nesta segunda-feira (1.º), na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, com a secretária da Saúde daquele estado, Carmem Zanotto, para discutir o plano de trabalho da equipe médica paranaense nos municípios mais afetados pelas enchentes.
A ação do Governo do Paraná prevê envio de médicos e medicamentos para as cidades de Luis Alves, Ilhota e Gaspar.
A equipe percorreu as três cidades para avaliar as necessidades da população e definir a logística de trabalho e a distribuição de medicamentos nesses locais.
“Vamos estabelecer um cronograma de ações e atuar mais intensamente nesses municípios”, afirmou o coordenador da Operação Médica da Defesa Civil paranaense, major Carlos Machado Mascarenhas.
Ele explicou que será montada uma estrutura de atendimento nos hospitais e que a maior preocupação no momento são as doenças epidemiológicas, como leptospirose e hepatite.
“Toda a Secretaria da Saúde do Paraná está articulada, visando evitar que essas doenças se alastrem”, disse o major.
No fim de semana percorremos algumas das áreas mais afetadas. Cerca de 300 mil pessoas tiveram contato com água contaminada e correm o risco de contrair algum tipo de doença.
A Cruz Vermelha está trabalhando junto com o Governo do Estado para montar estruturas que possam receber futuros pacientes”, explicou a coordenadora de equipes médicas da Cruz Vermelha no Paraná, Adriana Pain.
Carmem Zanotto agradeceu o apoio do Governo do Paraná. Segundo ela, o secretário Gilberto Martin (Saúde) e o governador Roberto Requião foram atenciosos e “colocaram toda a equipe da saúde à nossa disposição e, no momento, estão nos fornecendo medicamentos.
A nossa dor é menor em função deste apoio”, ressaltou.

NECESSIDADES
Em Ilhota, o Governo do Paraná já está articulando a ida de dois médicos e o envio de remédios para a Unidade de Saúde Padre Carlos Gesser, de acordo com a necessidade constatada pela equipe e com o que foi solicitado.
A médica responsável, Lorete Follador, destacou que há apenas um médico para atender a região. “A região ainda está muito isolada. A água das enchentes só começou a baixar agora e não há remédio suficiente”, contou.
Para a Fundação Médica Assistencial do Trabalhador Rural de Luis Alves, o Paraná vai enviar medicamentos e seis médicos, conforme solicitação do diretor-geral, Paulo Henrique Olschowsky. “Mais de 80% do hospital já está ocupado e, só para se ter uma idéia da necessidade de ajuda, ontem (domingo), foram registrados três óbitos”.
O diretor-geral ressaltou ainda que a Defesa Civil do Paraná foi a primeira a ir às cidades catarinenses e avaliar as necessidades da população.
“O atendimento do Paraná tem sido o mais sério. Este levantamento que está sendo realizado é fundamental”, frisou Paulo Henrique.
Em Gaspar, dois médicos paranaenses vão ajudar no atendimento e o governo também vai enviar medicamentos.
A cidade não possui hospital. Assim, a estrutura de atendimento será montada pela Secretaria Municipal da Saúde em uma escola da cidade.
“Serão instalados 30 leitos tirados do hospital que está fechado há mais de um ano”, explicou a secretária Teresa da Trindade.

DOAÇÕES
As doações no Paraná podem ser feitas :
  • nos quartéis do Corpo de Bombeiros,
  • Provopar
  • e batalhões da Polícia Militar, durante todo o dia, e nas Ruas da Cidadania, em Curitiba, em horário comercial.
A Defesa Civil pede que sejam levados, alimentos (preferencialmente os que podem ser consumidos sem preparação), material de higiene e água potável.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 193 e 199.
  • Os Funcionários do Detran/PR enviaram a Santa Catarina nesta segunda-feira (1.º) um caminhão com roupas, cobertores, calçados e alimentos não-perecíveis, arrecadados junto aos funcionários.
  • A arrecadação no Detran/PR continua até o a sexta-feira (5).
Matéria do site do Governo do Paraná (foto de Roberto Corradini)

Nenhum comentário: