sábado, 6 de setembro de 2008

Independencia do Brasil sem guerras e sem transtornos

Hoje fazem 186 anos que o Brasil tornou-se independente de Portugal.
Foi uma Independência sem Guerra, diferente da Independencia de outros Países.
Negocinho de Pai pra filho, mas não carecia de tanta encenação...!!!

D. João VI, Rei do Brasil, em 1816 herdou o trono de Portugal e ficou portanto com 2 tronos, dos quais pretendia dar um a seu filho primogenito, o Principe Antonio, o qual faleceu deixando esta glória para o segundo filho, o jovem D.Pedro I.
Com 18 anos D.Pedro tornou-se Principe Regente herdeiro do trono do Brasil.
No mesmo ano a corte tratou de arrumar um bom casamento para o Principe Pedro, para ver se ele criava juízo, e largava as orgias, ao que, segundo conta a lenda, ele era muito chegado.
D.Pedro I casou-se então em 1816 com Leopoldina (Carolina Josefa Leopoldina) arquiduquesa da Áustria.
Em 1921, a familia real vendo que já stinha se solidificado o trono de Portugal e que já não havia guerras por lá, resolveu voltar de vez para Lisboa, deixando aqui o então Principe Regente D.PedroI.
Ninguem sabe se a família Real disse mesmo para o Pedro: "vem conosco"
ou se disse o contrário: " Fique aí e não perca esse trono por nada do mundo"...
O que voces acham que eles disseram? Bom, eu acho que foi a segunda frase....
Acontece que já havia um movimento brasileiro muito forte pela Independencia, (desde a morte de Tiradentes em 1792) e era melhor que Pedro aparentasse na mídia ser a favor da Independencia pois assim seria eleito o novo Rei e não precisava largar o osso.
Mas como fazer uma encenação para mostrar que D. Pedro era um revolucionário???
Pensaram, pensaram e inventaram o Dia do Fico (09/01/1922)
Portugal escreveria um Decreto exigindo que D.Pedro abandonasse o Brasil e ele faria uma cena pública de revolta contra Portugal, faria pose de revolucionista desobedecendo o Decreto e dizendo (Diga ao povo que eu Fico)...
Foi assim que aconteceu e como até hoje o povo brasileiro acredita cegamente na Imprensa, escreveu-se em todos os Jornais de Lo mundo que o principezinho rebelde havia se rebelado contra o próprio pai e desobedecido um Decreto de Portugal.
Nepoticamente tudo preparado para o golpe.
A próxima cena aconteceria em breve, e no dia 07 de Setembro do mesmo ano do Fico ele recebe de Portugal uma outra carta, nesta dizendo mais ou menos assim:
"Menino rebelde. Pela sua rebeldia estás desde já destituído do cargo de Principe Regente, serás rebaixado a mero delegado da Corte"
Ora que conversa mole para boi dormir.
Se Portugal queria mesmo que D.Pedro I fosse embora e deixasse o trono, então como queria ainda ter autoridade sobre o Brasil?
Quem garante que não havia um bilhetinho anexado naquela correspondencia dizendo assim:
"Filho, faça uma encenação pública ao receber esta carta e grite Independencia contra Portugal. Faça isso antes de chegar seu aniversário (12 de outubro) para que possa haver uma grande festa no Palácio"
Então o jovem Pedro já com 22 anos, quase 23, junto a sua comitiva, nas margens do ribeiro Ipiranga, tirou sua espada e gritou guerra a Portugal: "Independencia ou morte ?"
É lógico que Portugal disse: "Independência, grande garoto, Independencia!!!"
E assim termina a história mais linda do Brasil.
E o nome do Rei que gritou nossa Independencia com tanta diplomacia, sem guerra e sem nenhum transtorno para este pacífico povo brasileiro
era "Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon".
Viva o Brasil....

Nenhum comentário: