terça-feira, 27 de maio de 2008

Secretário de Biodiversidade da ONU Ahmed Djoghlaf exalta exemplo de liderança de Requião

O governador Roberto Requião assumiu um compromisso de liderança regional pela preservação da biodiversidade e, por isso, foi convidado a participar da Nona Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 9), afirma o secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), Organismo das Nações Unidas para a Biodiversidade para o Meio Ambiente, Ahmed Djoghlaf.
Requião assina, nesta terça-feira (27), em Bonn, local da COP9, acordo de cooperação com a CDB.
Pelo documento, o Governo do Paraná se compromete a plantar 100 mil mudas de árvores nativas em matas ciliares, para neutralizar o impacto ambiental das atividades da Convenção até 2010.
“A presenca de Requião significa muito para nós, pois o Paraná foi um exemplo de liderança regional a partir da COP 8, realizada em Curitiba há dois anos. O governador se comprometeu pessoalmente para o sucesso que tivemos naquele evento, assumiu o compromisso que cabe a uma liderança”, diz Djoghlaf.
O secretário-executivo convocou um evento especial dentro da programaçao da COP9 para realizar a solenidade de assinatura do acordo.
“A presença do governador na COP 9 serve como exemplo político de que sediar um evento como esse não se resume a organizá-lo, mas a dar o exemplo, liderar. O Paraná, que abriga uma das mais ricas biodiversidades do Brasil, tomou a responsabilidade de liderar o trabalho de presevação”, afirma Djoghlaf.
Na entrevista exclusiva concedida à Agência Estadual de Notícias
em Bonn, no sábado (24)
ele falou sobre suas afinidades ideológicas com o Governador do Paraná
A parceria entre o Governo do Parana e a CDB nasceu em 2006, na COP 8.
À época, Djoghlaf pediu ajuda a Requião para compensar o impacto ambiental causado pela conferência, que envolve milhares de pessoas de 191 países e movimenta cerca de um milhão de toneladas de papel. O governador comprometeu-se a plantar oito mil mudas de árvores nativas pelo Programa Mata Ciliar.
“O que o mundo viu, então, pelos olhos de quatro mil testemunhas, foi o compromisso de um líder regional que não apenas ajudou a realizar um conferência pela biodiversidade, mas também assumiu o compromisso de compensar o impacto ambiental causado por ela”, argumenta o secretário-executivo da CDB.
“Fui a um sem número de eventos desde aquela COP 8, inclusive este aqui em Bonn, e ainda não vi um exemplo, um compromisso de uma autoridade regional como o assumido pelo governador Requião. Ele estabeleceu um exemplo, seguido agora pelo governo alemão. Se Requião nao tivesse feito, seria mais fácil para a Alemanha dizer não. Mas, como o Paraná se comprometeu a minimizar os impactos causados pela COP 8 em Curitiba, a Alemanha agora se compromete a minimizar o impacto causado pelos participantes aqui em Bonn”, acrescenta Djoghlaf.
O primeiro acordo de parceria entre o Paraná e a CDB foi firmado ao final da COP 8, em Curitiba. Ele surgiu de uma conversa entre Djoghlaf e Requião na Granja do Canguiri, residência do governador. “Tive de confessar a Requião que me sentia entristecido, pois, como integrante da ONU, prego aos governos de todo o mundo a conservação da biodiversidade, mas a CDB não fazia sua lição de casa. Perguntei ao governador o que ele sugeria para resolvermos o problema. Plante árvores, foi a resposta”, lembra o diplomata.
Em seguida, Requião apresentou a Djoghlaf o Programa Mata Ciliar, e sugeriu plantar uma quantidade extra de mudas que minimizasse o impacto causado pela COP 8.
“Eu disse, então, que iríamos tornar o trabalho do governador um pouco mais difícil, pois levaríamos a Curitiba milhares de pessoas de todo o mundo. Em sua hospitalidade brasileira, paranaense, ele falou — traga seu delegados, ficaremos felizes em ajudar vocês todos a minimizar o impacto ambiental. Assim, ele me disse que se comprometia a compensar o impacto ambiental causado no Paraná pela COP 8”, acrescenta.
O novo acordo, que será assinado nesta terça-feira, é ainda mais ambicioso, pois prevê o plantio de mudas suficientes para compensar os danos ambientais causados por todas as atividades da CDB até 2010.
“Agora, me sinto ainda mais em dívida com o governador, porque irá assistir o Secretariado da CBD. Gastamos papel, usamos computadores e energia em nosso trabalho diário. Para compensar os danos que causamos, o Paraná irá plantar um hectare de árvores para cada membro de nosso “staff” até a próxima COP, em 2010”, explica Djoghlaf.
“Por isso, estou muito feliz por Requião ter aceitado vir até aqui para assinar o acordo, numa solenidade que será realizada imediatamente após um grande encontro de parlamentares de todo o mundo para discutir a biodiversidade”, diz o secretário-executivo da CDB.
Todos os delegados que participam da COP 9 foram convidados a testemunhar a assinatura, bem como ministros de Estado alemães e franceses que trabalham com cooperação internacional e participam em Bonn de um painel sobre biodiversidade e pobreza.
A Convenção da Diversidade Biológica reúne líderes dos 191 países signatários do tratado lançado na Eco-92, no Rio de Janeiro.
Todos os países signatários devem seguir as diretrizes da CDB.
No Brasil, isso tem respaldo em determinação do governo federal.

Nenhum comentário: