quinta-feira, 13 de março de 2008

Requião apresenta p/ América Latina e p/ a Europa a urbanização modelo de Vila Zumbi

Representantes de países da União Européia e
da América Latina conheceram nesta quinta-feira (13)
o projeto de urbanização da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo
(Região Metropolitana de Curitiba).
O modelo de regularização fundiária e ambiental
foi apresentado na abertura do
II Seminário Internacional da Urb-AL
(Urbanização/América Latina)
- Projeto Crear, que acontece em Curitiba.

O governador Roberto Requião abriu o seminário “O que foi feito ali é na Vila Zumbi é uma experiência fascinante, mas não se trata apenas de construção de casas, é um governo inteiro dedicado à promoção social e à redução da pobreza”, disse Requião.
O seminário reúne lideranças de diversos países para a integração de tecnologias e intervenções urbanas adotadas por cidades latino-americanas e européias.
A intervenção na Vila Zumbi foi o destaque no primeiro dia do encontro.
No local moram mais de 1,7 mil famílias, que tiveram seus terrenos regularizados ou foram retiradas da beira do rio e da rodovia BR-116 e transferidas para novas casas construídas pela Cohapar.
O Governo do Paraná investiu em obras de saneamento, prevenção de enchentes e pavimentação das ruas, entre outras.
“A Vila Zumbi era uma das regiões mais perigosas do Estado, o número de crimes e óbitos era simplesmente fantástico, e quando assumimos o governo a proposta que existia era de remoção daquela população, pelo perigo que representava e pela agressão à região dos mananciais”, lembrou o governador.
“Invertemos a proposta e passamos a agir na Vila Zumbi de forma integrada, onde até o Exército brasileiro teve sua participação, executando cursos profissionalizantes”, completou.
Segundo Requião, a Vila Zumbi hoje é um exemplo do que se pode fazer com uma administração solidária. “No Paraná, as intervenções do Estado são pesadas no setor social, levando em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões e mantendo empresas estratégicas na mão do Estado, como a Copel, que possibilita oferecermos energia gratuita a 1,4 milhão de pessoas”.
O governador classificou a administração de Rafael Greca, na Cohapar, como “brilhante”“Além de construir casas, precisamos capacitar as pessoas.

LEIA MAIS :
http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=35887

Nenhum comentário: