domingo, 17 de junho de 2007

A importância do CODESUL

Requião propõe Sistema Integrado de Projetos do Codesul
O CODESUL-Conselho de Desenvolvimento e Integraçao Sul é de tamanha importância e abrangência de tantos diferentes assuntos que é necessário a criação de sistemas específicos para tratar diferentes questões.
No encontro do Codesul deste dia 14/06 em Gramado-RS foi criado o SIPROSUL.Foto Everson Bressan-SECS
Atendendo uma proposta do governador
Roberto Requião
e do presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Frederico Antunes,
os governadores que compõem o Codesul determinaram nesta quinta-feira (14)
a criação do Sistema Integrado de Projetos do Codesul/BRDE (SIPROSUL)
......................................................................
O Sisprosul tem o objetivo de elaborar projetos comuns aos Estados do bloco e também obter o maior volume possível de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
......................................................................
O Paraná foi privilegiado em algum aspecto do PAC porque já tínhamos projetos. É isso que precisamos elaborar, com nossas estatais de saneamento, por exemplo, e nossos secretários do Planejamento”, explicou Requião.
O SIPROSUL atuaria como uma das superintendências que coordenam recursos para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. “Já que não temos instituições com a representação de uma Sudene, a proposta do governador Requião torna possível o início de uma representação oficial do Codesul”, ressaltou a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius.
Depois da discussão da criação do sistema, os secretários dos três Estados discutiram as linhas iniciais para elaboração de projetos e para os novos encontros que não devem depender do encontro do Codesul. “Trabalharemos inicialmente com habitação, saneamento e logística. Faremos encontros regulares com os técnicos da nossa secretaria para desenvolver projetos nessas áreas”, adiantou o secretário do Planejamento do Paraná, Ênio Verri.
A Carta de Gramado
O Codesul também pediu, na carta ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, atendimento aos tópicos já listados no documento enviado em março passado, relativos aos interesses dos governadores.
A governadora Yeda Crusius (RS) citou, por exemplo, o caso do compartilhamento da CPMF com os Estados e a destinação de 20% aos municípios. Ela ainda avaliou o problema da cobrança do PIS sobre as empresas de saneamento e defendeu um maior ressarcimento da Lei Kandir aos Estados exportadores.
Foto Everson Bressan-SECS
Da esquerda para a direita:
Luiz Henrique da Silveira(governador de Santa Catarina),
André Puccielli(governador do Mato Grosso do Sul),
Yeda Crusius(governadora do Rio Grande do Sul) e o governador do Paraná Roberto Requião
no encontro do CODESUL em Gramado-RS.
Os governadores também discutiram a inclusão do Mato Grosso do Sul entre os Estados que compõem o BRDE, banco que passa, segundo o governador de Santa Catarina, Luís Henrique da Silveira, “a ser um instrumento da economia solidária” atuando em investimento sociais, como em empresas de saneamento municipais dos quatro estados.
O Codesul pretende propor ainda a inclusão de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no banco, a exemplo do que ocorre com bancos federais. “Temos características como as do Banco do Nordeste, que está entre os bancos federais que pegam 58% do FAT, mas não somos oficialmente federais. Queremos que nossos empreendedores tenham os mesmos direitos dos empreendedores dessas regiões”, defendeu o presidente do BRDE, Casildo Maldaner.
A assinatura da Carta de Gramado
teve ainda a participação dos secretários estaduais paranaenses
da Agricultura, Valter Bianchini; da Casa Civil, Rafael Iatauro;
do Codesul, Santiago Gallo;e do secretário especial Heron Arzua.

Para ver a íntegra da CARTA DE GRAMADO


Nenhum comentário: